Peço a Palavra
sexta-feira, julho 23, 2004
 
Desabafo
Estou a ler "O Personalismo", de Emmanuel Mounier. Tradução de João Bénard da Costa (Editora Ariadne, Julho de 2004). Saúda-se a iniciativa. Mas também posso já dizer: sinto que me foram ao bolso. Não pelo conteúdo literário. Mas sim pela dimensão material. Passo a explicar.

À cabeça, o livro fica logo a perder com uma capa côr verde-alface.
Pior é a escandalosa colecção de gralhas e erros ortográficos associada à má tradução. Por exemplo, encontramos "individuo", "angustias", "politica" e "sossobrar" numa só página (cfr. pág. 38). É irritante -- sobretudo se perpetuado por todo o livro... E quanto à tradução, João Bénard da Costa deveria ter-se recordado que o excesso de virgulação e a colocação ora do verbo ora do sujeito no fim da frase só complicam a tarefa do leitor.

quinta-feira, julho 22, 2004
 
Descobrir a vida
“Há uns anos atrás, ao dar uma anestesia por causa de uma ruptura da trompa de falópio numa gravidez (aos dois meses), deparei-me com o que acreditei ser o ser humano mais pequeno alguma vez visto. O saco embrionário estava intacto e transparente. Dentro do saco estava um minúsculo rapaz humano, nadando vigorosamente dentro do líquido amniótico, estando agarrado à parede uterina pelo cordão umbilical. O minúsculo ser humano estava perfeitamente desenvolvido com dedos longos e suaves, pés e unhas. A sua pele era quase transparente e as artérias delicadas e as veias eram proeminentes até ao final dos dedos. O bébé estava perfeitamente vivo e não parecia, de maneira nenhuma, como as fotografias e os desenhos de “embriões” que eu tinha visto. Quando o saco foi aberto, o minúsculo ser humano imediatamente perdeu a vida e tomou a forma do que é aceite como a aparência de um embrião nesta fase, extremidades rombas, etc.

(Paul E. Rockwell, M.D.)

in Páginas Vida

It's quite a day for me.

sexta-feira, julho 09, 2004
 
Perseverança
.
Evangelho segundo S. Mateus 10,16-23.

«Envio-vos como ovelhas para o meio dos lobos; sede, pois, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tende cuidado com os homens: hão-de entregar-vos aos tribunais e açoitar-vos nas suas sinagogas; sereis levados perante governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e dos pagãos. Mas, quando vos entregarem, não vos preocupeis nem como haveis de falar nem com o que haveis de dizer; nessa altura, vos será inspirado o que tiverdes de dizer. Não sereis vós a falar, mas o Espírito do vosso Pai é que falará por vós. O irmão entregará o seu irmão à morte, e o pai, o seu filho; os filhos hão-de erguer se contra os pais e hão-de causar-lhes a morte. E vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas aquele que se mantiver firme até ao fim será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo: Não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes de vir o Filho do Homem.»

O papel do católico não é combater quem o odeia. É ser um imune ao ódio.

Powered by Blogger